Agência Panafricana de Notícias

Chefe do Governo líbio denuncia papel do presidente do Parlamento no atual impasse

Tripoli, Líbia (PANA) – O presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional da Líbia, Fayez al-Sarraj, denunciou a responsabilidade do presidente do Parlamento líbio, Aguila Saleh, no impasse atual no país onde o processo político está bloqueado.

A história responsabilizará o presidente do Parlamento líbio pelos numerosos problemas, nomeadamente na fase atual, que vive o povo líbio e na busca duma solução política, acusou o presidente al-Sarraj.

Aguila Saleh é acusado de apoiar os opositores ao Acordo Político e ao Governo de União Nacional, ao impedir a realização duma sessão plenária destinada a conceder-lhe a confiança do Parlamento.

"Temos de parar com as manobras políticas, pois tudo isto não ajuda a Líbia nem o seu povo", considerou o presidente do Conselho Presidencial líbio numa entrevista com o jornal "Achark al-Awsat" divulgada, terça-feira.

Ele afirmou que o que está a acontecer atualmente é uma "conspiração política em detrimento do povo e representa um combustível para atiçar a crise líbia".

Segundo ele, o facto de travar o voto de confiança ao Governo de União Nacional atrasou a entrada em funções de ministros para que possam levar a cabo as suas missões.

Al-Sarraj apelou para a necessidade de todo o mundo ser flexível na fase atual evitando impor condições prévias.

-0- PANA BY/JSG/CJB/IZ 11maio2016