Agência Panafricana de Notícias

Chefe do Estado Maior do Exército chamado a demitir-se na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) - A Presidência Nigeriana apelou ao chefe do Estado-Maior e aos chefes de serviço para se demitirem dos cargos devido aos desafios de segurança em várias frentes do país, segundo uma reslução aprovada terça-feira.

Dirigindo-se ao Senado, a Presidência Nigeriana indicou igualmente que a nomeação ou demissão dos chefes de gabinete compete ao Presidente da República.  

Segundo um comunicado de dois parágrafos do porta-voz do Presidente nigeriano, Femi Adesina, a Presidência tomou nota da resolução e reitera que a nomeação ou demissão dos chefes de serviço é uma prerrogativa presidencial.

O Presidente da República, Muhammadu Buhari, na sua qualidade de comandante-chefe das forças armadas, fará o que for melhor para o interesse do país em todos os momentos., lê-se na nota.  

O Senado votou, por ocasião duma ação sem precedentes na história do país, uma resolução que apela ao chefe de gabinete do (Estado-Maior) e aos chefes de departamento para se demitirem.

Segundo o Senado, a sua resolução baseia-se na deplorável situação de insegurança e de violência perpetrada pelo Estado islâmico na província da África Ocidental (ISWAP), fação dissidente de Boko Haram (seita islamita nigeriana) no nordeste do país, e do banditismo prevalecente nas regiões do noroeste e centro-norte. 

-0- PANA MON/MA/NFB/IS/DIM/DD 22julho2020