Agência Panafricana de Notícias

Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas insta ex-golpistas a render-se no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Depois de denunciar a interrupção do processo de desarmamento dos elementos do ex-Regimento de Segurança Presidencial (RSP), autor do golpe de Estado frustrado de 16 de setembro último, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Pingrenoma Zagré, instou, esta segunda-feira, os ex-golpistas a render-se.

« (…) Insto todas as pessoas, oficiais, suboficiais e militares do ex-Regimento de Segurança Presidencial, a juntar-se sem delongas às suas corporações de colocação », declarou o general Zagré, acrescentando que eles « devem evitar qualquer manipulação orquestrada pelos autores do golpe de Estado de 16 de setembro de 2015 ».

« Além disso, quero tranquilizá-los que instruções foram dadas aos militares de todas as guarnições para os acolher com fraternidade », disse.

O apelo do chefe das Forças Armadas surge enquanto o Governo de transição acusou, num comunicado, os ex-golpistas, que « se recusam » a desarmar, de recorrer a « forças estrangeiras » e « jihadistas » a fim de realizar o seu « funesto plano ».

Num precedente comunicado, esta segunda-feira de manhã, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas apelou às populações do país, particularmente as de Ouagadougou (capital) e dos arredores, para continuar vigilantes, informar às forças de defesa e segurança sobre qualquer comportamento suspeito e estarem prontas para as medidas de segurança que poderão ser tomadas a qualquer momento.

-0- PANA NDT/IS/FK/TON 28set2015