Agência Panafricana de Notícias

Chefe de aldeia abatido na sua casa por homens armados no Mali

Bamako, Mali (PANA) - Um chefe da aldeia duma localidade da prefeitura de Douentza, na região de Mopti, no nordeste do Mali, foi abatido segunda-feira na sua casa por pessoas armadas não identificadas, que desapareceram depois de praticar o crime, noticiou a agência maliana de notícias (AMAP).

Os autores do crime são ativamente procurados pelas forças de segurança malianas nesta zona, próxima das regiões norte de Tombouctou e Gao, onde os ataques terroristas contra as Forças Armadas malianas, onusinas e as populações civis são recorrentes.

Há três meses, o edil de Hairé, perto de Boni, também na prefeitura de Douenteza, foi também assassinado nas mesmas circunstâncias por indíviduos armados não identificados.

Desde a crise de segurança de 2012, marcada pela ocupação do norte do Mali por rebeldes tuaregues e djihadistas, perseguidos em janeiro de 2013 pelas forças francesas da operação Serval, malianas e africanas, a zona de Douentza tornou-se no bastião do terrorismo com ataques armados, assassinatos dirigidos e ajustes contas entre as populações.

-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 28mar2017