Agência Panafricana de Notícias

Chefe de Gainete da ONU na África Ocidental condena violências na Nigéria

Dakar, Senegal (PANA) - O representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas para a África Ocidental, Said Djinnit, condenou as violências perpetradas no fim de semana passado por um grupo armado não identificado nas localidades de Maiduguri, Mainok and Mafa, no Estado de Borno, no nordeste da Nigéria, indica um comunicado da organização transmitida terça-feira à PANA.

Djinnit, também chefe do Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental (UNOWA), disse-se preocupado pela escalada da violência que resulta destes atos de terrorismo cometidos no nordeste da Nigéria, incluindo na fronteira com os Camarões.

O balanço destes últimos ataques estima-se em mais de 80 vítimas, indica o comunicado.

"Trata-se dum ato suplementar de violência sem nome contra civis inocentes regularmente visados por ataques terroristas cometidos ao acaso. Este ciclo de violência deve cessar. Os Nigerianos merecem viver em paz e com segurança", declarou Djinnit, citado no texto.

Reiterou a necessidade de proteger os civis, desejando por outro lado que os autores destes ataques sejam detidos e julgados.

-0- PANA KAN/AAS/MAR/DD 05março2014