Agência Panafricana de Notícias

Chefe de Estado maliano designado Presidente em exercício da OMVS

Bamako, Mali (PANA) – O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, foi designado sábado em Bamako, presidente em exercício da Organização para a Valorização do Rio Senegal, soube a PANA de fonte oficial em Bamako.

A sua eleição aconteceu no termo da 18.ª Conferência dos Chefes de Estado e de Governo desta organização decorrida sábado último.

Ibrahim Boubacar Kéita, que substitui o Presidente senegalês, Macky Sall, felicitou vivamente o seu antecessor pela sua “liderança esclarecida”, homenageando o Alto Comissário, Ahmed Diane Semega pelo seu engajamento, pelo seu controlo dos dossiês”, e o pessoal de diferentes agências para os bons resultados obtidos até então.

O novo Presidente em exercício da OMVS aproveitou a ocasião para chamar diferentes agências da organização subregional a acelerarem a execução de projetos para os quais contratos de financiamentos haviam sido assinados.

Convidou-as igualmente a projetarem-se para o futuro, "um futuro que apenas possa ser radioso”, prometendo, em resposta ao seu antecessor Macky Sall, tudo fazer para a segurança e salvaguarda do rio Falemé, hoje ameaçado de morte por causa do garimpo desenfreado de ouro e a dragagem.

O rio Falemé é um rio na África Ocidental, de cerca de 650 quilómetros de extensão, que surge no norte da Guiné Conakry e flui em direção a norte e nordeste do Mali, refere-se.

Ibrahim Boubacar Kéita encorajou finalmente os órgãos dirigentes da OMVS a explorarem todos os meios de financiamento possíveis para concluir a busca de financiamento para  projetos em gavetas.

Nessa mesma ocasião, refere-se, o ministro senegalês da Água e Saneamento, Serigne Mbaye Thiam, foi designado presidente do Conselho de Ministros da Organização.

Os trabalhos dos chefes de Estado decorridos à porta fechada foram sancionados por uma declaração final que visa reforçar as ações engajadas a favor das vertentes ligadas à navegação do rio Senegal de Saint-Louis (norte do Senegal) até Ambidédi, no Mali, à Energia e às reformas da organização.

Criada em 1972, a OMVS é uma organização sub-regional que agrupa a Guiné Conakry, o Mali, a Mauritânia e o Senegal, com a missão essencial de favorecer o desenvolvimento integrado e coordenado da bacia do rio Senegal.

- 0 - PANA GT/BEH/MAR/DD 08dez2019