Agência Panafricana de Notícias

Chefe de Estado ivoiriense descarta exclusão de candidatos presidenciais

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, descartou qualquer intenção de excluir candidatos às eleições presidenciais de 2015 na Côte d'Ivoire, diante da ambição que país pretende reforçar de "ser um Estado democrático e de Direito".

Instado se a anunciada abertura de um inquérito judicial contra algumas figuras próximas do ex-Presidente, Laurent Gbagbo, que está a ser julgado por atentado à segurança do Estado, não visa privá-los dos seus direitos políticos, o Presidente Ouattara retorquiu que "não devemos criar uma situação em que responsáveis políticos de seja qual for o partido não possam ser candidatos quando eles o desejam."

Para ele, a Côte d’Ivoires é uma democracia que se reforça com a ambição de ser um Estado democrático, um Estado de Direito, rejeitando acusações de manipulação do poder judicial.

"Eu quero repetir que está fora de questão para nós excluir alguém. E preciso que todo o mundo que o deseje participe nestas eleições e isso é democracia", assegurou.

O Presidente Ouattara esclareceu esta posição no fim de semana depois dum encontro com o ex-Presidente Henri Konan Bediè.

-0- PANA BAL/IS/DIM/IZ 26out2014