Agência Panafricana de Notícias

Chefe de Estado considera estrutura demográfica do Níger uma vantagem para futuro

Niamey, Níger (PANA) - A estrutura demográfica da população do Níger com jovens de menos de 25 anos, que constituem 75 porcento da população "é uma vantagem para o futuro do país", declarou segunda-feira o Presidente nigerino, Issoufou Mahamadou.

"É preciso não só educá-los, formá-los e tratá-los mas também encontrar-lhes empregos (...) É nestas condições que podemos transformar o nosso ativo demográfico em dividendo económico.

"É nestas condições que vamos poder dar aos nossos jovens outras perspetivas diversas da migração, nomeadamente, a migração clandestina e todos os riscos e as humilhações que comporta", indicou o chefe de Estado numa mensagem à Nação por ocasião da comemoração do 59º aniversário da proclamação da República.

Para o Presidente Issoufou, os mortos nos desertos e no Mediterrâneo contam-se às dezenas de milhares e a escravidão ou as condições de detenções desumanas nos campos de concertação são o lote de os que escapam à morte.

"Todas as prioridades do Plano de Renascimento devem concorrer à criação de empregos, nomeadamente, os jovens. Estes empregos resultarão de um crescimento inclusivo, cuja taxa média anual será compreendida entre 5,9 porcento e 7,3 porcento entre 2017 e 2021".

-0- PANA SA/BEH/MAR/IZ 18dez2017