Agência Panafricana de Notícias

Chefe de Estado cabo-verdiano na posse de novo presidente da Libéria

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, participa, esta segunda-feira, em Monróvia, na cerimónia oficial da tomada de posse no novo Presidente da Libéria, Jorge Weah, eleito em finais de 2017, apurou a PANA de fonte oficial na cidade da Praia.

O chefe de Estado cabo-verdiano, que se faz acompanhar do ministro-adjunto do primeiro-ministro, Júlio Herbert Lopes, responde a um convite da Presidente liberiana cessante, Ellen Johnsons Sierleaf, a primeira mulher eleita para a chefia de Estado de uma nação africana.

Em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), Jorge Carlos Fonseca destacou o facto de George Weah, 51 anos, e a Presidente cessante estarem a protagonizar a primeira transferência democrática de poder na Libéria desde 1944.

Neste sentido, ele disse esperar que a eleição de George Weah possa vir a ter efeitos positivos para a Libéria e para a democracia liberiana, bem como para o papel deste país na integração regional.

Jorge Carlos Fonseca recordou que, desde que assumiu o cargo de mais alto magistrado da Nação cabo-verdiana, ele tem-se pautado por uma “ofensiva clara” de aproximação com os países africanos, em geral, e com os da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em particular.

Ele considera, a propósito, que “nunca como hoje” Cabo Verde tem estado a participar tanto em reuniões ao mais alto nível africano e da comunidade oeste-africana.

-0- PANA CS/IZ 22jan2018