Agência Panafricana de Notícias

Chefe de Estado burundês termina visita oficial à China

Bujumbura, Burundi (PANA) - O chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza, regressou ao país, nesta terça-feira, após quatro dias duma visita de trabalho à China coroada por uma série de acordos de cooperação bilateral, soube-se de fonte oficial na capital do Burundi.

A China, que já intervinha no domínio da educação, vai aumentar ainda mais o número de bolsas de estudo para estudantes universitários burundeses, para passar anualmente de 35 a 50 bolseiros.

No campo da energia em que o Burundi está com problemas graves, a China vai financiar a construção de uma central hidroelétrica, de acordo com os termos do acordo que sancionou a visita do Presidente Nkurunziza ao gigante asiático.

Politicamente, o Burundi vai receber um apoio material da China para realizar eleições gerais em 2015, orçadas em 60 milhões de dólares americanos, dos quais uma grande parte esperado da exterior.

A nível das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a China vai oferecer apoio técnico e material à Radiotelevisão Nacional do Burundi (RTNB, governemental) para migrar do sistema analógico para o digital.

A visita do Chefe de Estado burundês foi precedida da realização da 12 ª grande comissão mista para a Cooperação entre a China e o Burundi, de 22 a 23 de julho de 2014.

-0- PANA FB/DIM/IZ 19ago2014