Agência Panafricana de Notícias

Chanceler alemã visita Mali

Bamako, Mali (PANA) - A chanceler alemã, Angela Merkel, está desde domingo à tarde em Bamako para uma visita de trabalho de 48 horas ao Mali, primeira etapa dum périplo africano que a conduzirá depois ao Níger e à Etiópia.

Merkel foi acolhida à sua chegada a Bamako pelo Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, e por várias altas persondalidades do país.

Ao falar à imprensa, a chanceler alemã indicou que ela pretende reforçar a cooperação bilateral entre o Mali e a Alemanha. Além da vertente da segurança, Angela Merkel quer investir cada vez mais nos setores da descentralização, da agricultura e da melhoria das condições de vida das populações malianas.

Logo após a sua chegada à capital maliana, a chanceler alemã manteve uma reunião com o Presidente maliano da qual nada transpirou à imprensa, embora seja de presumir como dominante a questão da segurança, da migração e do desenvolvimento.

A Alemanha foi primeiro país a reconhecer o Mali após a proclamação da sua independência, a 22 de setembro de 1960. Desde então, ela manteve boas relações com este país que ela apoia em vários domínios como a descentralização, a boa governação, a agricultura irrigada, a água e saneamento.

Vários conselheiros militares alemães estão a trabalhar do lado do Exército em via de reconstrução e participam com outros países da União Europeia (UE) na formação dos militares malianos.

Recentemente, o Parlamento alemão aceitou o envio para o Mali de 600 militares alemães por conta da Missão Multimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA).

Após o Mali, Angela Merkel vai deslocar-se ao Níger e depois à Etiópia.

-0- PANA GT/TBM/FK/IZ 10out2016