Agência Panafricana de Notícias

Chanceler alemã encoraja Líbia a preparar eleições

Trípoli, Líbia (PANA) - A chanceler alemã, Angela Merkel, encorajou o primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, a preparar as eleições nacionais previstas para dezembro de 2021.

Durante uma conversa vídeo, segunda-feira, Merkel e  Abdelhamid al-Dbaiba discutiram sobre as próximas etapas do processo político, na Líbia, precisou, num tweet, o embaixador da Alemanha na Líbia, Olivier Owcza.

A organização das eleições presidenciais e legislativas, a 24 de dezembro próximo, figura entre os pontos essenciais do roteiro adotado pelo Fórum do Diálogo Político Líbio (FDPL), realizado em Túnis (Tunísia) e Genebra (Suíça), sob os auspícios das Nações Unidas.   

Uma sessão virtual está programada para depois da festa muçulmana de Aïd El Fitr, pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), consagrada  à discussão do projeto de proposta duma base constitucional elaborada pelo Comité Jurídico do FDPL.

O Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução que pediu às instituições líbias competentes, nomeadamente o Parlamento, a adoção de uma base constitucional  para as eleições gerais, o mais tardar até 01 de julho próximo.

Durante a conversa telefónica, segunda-feira, com o primeiro-ministro líbio, a chanceler alemã reafirmou o apoio da Alemanha ao processo de paz interlíbio, à aplicação do acordo de cessar-fogo e à retirada das forças armadas estrangeiras, de acordo com a mesma fonte.

A questão da retirada das forças estrangeiras, combatentes e mercenários, constitui uma preocupação de primeira ordem para as novas autoridades executivas líbias bem como para os países da comunidade internacional, em aplicação do acordo de cessar-fogo assinado, a 23 de outubro último.

O Conselho de Segurança da ONU decidiu, na sua resolução 2571/2021, o envio de observadores internacionais para supervisionar a aplicação do cessar-fogo.

Al-Dbaiba e Merkel discutiram também sobre as migrações, os problemas regionais e desenvolvimentos económicos, acrescentou o embaixador alemão no seu tweet.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 11maio2021