Agência Panafricana de Notícias

Cerimónia para fim de desarmamento de ex-golpistas em Ouagaodugou

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Uma cerimónia simbólica do fim do desarmamento dos soldados do ex-Regimento de Segurança Presidencial (RPS), autores do golpe de Estado abortado, ocorre esta terça-feira em Ouagadougou, soube-se duma fonte de segurança.

Segundo esta mesma fonte, a cerimónia vai decorrer na Praça da Nação, epicentro das jornadas insurrecionais que arrastaram o regime de Blaise Compaoré em outubro de 2014, após 27 anos de poder ditatorial.

O general Gilbert Diendéré, antigo braço direito de Blaise Compaoré, bem como uma dezena de oficiais militares suspeitos de ser implicados no golpe de Estado abortado de 16 de setembro último, foram detidos em Ouagadougou.

O dossiê está atualmente sob o controlo da justiça militar e a maioria dos soldados do ex-RPS voltaram às suas guarnições respetivas.

O Governo Interino assegurou que todas estas pessoas detidas vão beneficiar dum "julgamento equitativo".

A vida retomou o seu curso em Ouagadougou (capital do país) e noutras localidades do país mesmo se, desde sexta-feira última à noite, o recolher obrigatório foi fixado doravante da uma hora às quatro de manhã.

A polícia convidou "as populações das cidades e das zonas rurais a respeitarem estritamente estes novos horários e permanecerem vigilantes".

-0- PANA NDT/BEH/MAR/DD 05outubro2015