Agência Panafricana de Notícias

Cerca de três mil casos de violências sexuais relatados em 2014 no nordeste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Cerca de dois mil 900 casos de violências sexuais baseadas no género foram denunciados em 2014 em seis territórios dos 24 que conta a Província Oriental, no nordeste da República Democrática do Congo (RDC).

Esta revelação foi feita quarta-feira última pelo porta-voz do Escritório da Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Yvon Edoumou, durante uma conferência de imprensa semanal da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo Edoumou, 91 porcento dos casos foram registados no distrito de Ituri, enquanto outros ocorreram nos distritos do Baixo e Alto Uélé.

Os autores desses atos são principalmente civis (75 porcento), seguidos por milícias e grupos armados (18 porcento),bem como por agentes de Polícia (7 porcento), informou.

Mais de 60 porcento das vítimas não têm acesso aos cuidados médicos por causa nomeadamente da falta de apoio financeiro, enquanto que 95 porcento não beneficiaram da assistência judiciária, acrescentou o porta-voz do OCHA, frisando que a impunidade é um dos fatores que favorece,o fenómeno.

Graças a um financiamento do Governo canadiano, seis unidades de saúde, sobre 36 zonas de saúde de Ituri, beneficiaram dum apoio. Os atores na luta contra as violências sexuais baseadas no género precisam de financiamentos adicionais para o atendimento das vítimas, concliu.

-0- PANA KON/IS/DIM/DD O9abril2015