Agência Panafricana de Notícias

Cerca de 8200 Maurícios vivem com HIV/Sida

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - O Ministério maurício da Saúde indicou, na abertura do XVII colóquio HIV/Sida Oceano Índico, que o número de cidadãos nacionais que vivem com o HIV/Sida é de oito mil e 200, incluindo mil e 754 mulheres.

De janeiro a junho de 2018, o número de novos casos de sida detetados foi de 191.

Falando aos 125 delegados vindos das ilhas do Oceano Índico (Comores, Madagáscar, Reunião, Seicheles, ilhas Maurícias e Rodrigues), Ram Prakash Nowbuth, chefe do gabinete do Ministro da Saúde, sublinhou a importância deste colóquio, sublinhando que "é tempo de rever a situação prevalecente nas ilhas Maurícias relativamente ao HIV/Sida".

"É preciso também ver se os projetos criados dão os resultados esperados", alertou.

Segundo ele, as previsões apontam para a diminuição da população maurícia nos anos 2030, pelo que "não podemos perder um único cidadão devido ao HIV e devemos partilhar as nossas experiências e aprender mais nas pesquisas efetuadas noutros países".

Diferentes temáticas serão abordadas durante este colóquio, entre as quais a subvenção do uso das drogas em 2018, os desafios das novas drogas de sínteses bem como a importância dos cuidados psíquicos nas assistência dos pacientes.

Este colóquio termina quinta-feira.

-0- PANA NA/BEH/MAR/IZ 20nov2018