Agência Panafricana de Notícias

Cerca de 40 mil pessoas fogem do Sudão do Sul para se refugiarem no Sudão vizinho

Genebra, Suíça (PANA) – Cerca de 40 mil pessoas fugiram do Sudão do Sul nas últimas semanas para se refugiar no Sudão vizinho por causa do recrudescimento dos confrontos armados e da insegurança alimentar neste país, anunciou terça-feira o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Adrian Edwards.

Durante uma conferência de imprensa em Genebra na Suíça, Edwards exprimiu a profunda preocupação do ACNUR em relação ao número de pessoas que fugiram do Sudão do Sul, afirmando que várias entre elas arriscaram a sua vida para chegarem ao Sudão vizinho.

Cerca de 300 mil cidadãos do Sudão do Sul decidiram ficar no Sudão depois da declaração da independência do Sudão do Sul em setembro de 2011, enquanto 200 mil outros se refugiaram no Sudão desde o desencadeamaento do conflito armado em finais de 2013 neste novo Estado africano.

O porta-voz do ACNUR exprimiu igualmente a sua preocupação em relação à falta de financiamento para responder ao apelo para o socorro de refugiados lançado em 2016 que apenas recebeu três porcento de resposta às necessidades identificadas.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 30março2016