Agência Panafricana de Notícias

Cerca de $ 143 milhões branqueados por regime de transição no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Governo burkinabe anunciou a descoberta de 86 biliões de francos CFA (cerca de 143 milhões dólares americanos) branqueados em 2015 enquanto o país era dirigido por um regime de transição, na sequência da destituição do Presidente Blaise Compaoré por uma revolta popular.

"Em 2015, a carteira das declarações de suspeitas representava uma massa financeira de quase 86 biliões de francos CFA", indica um comunicado publicado quarta-feira à noite no final duma reunião do Conselho de Ministros, explicando que o tratamento de todos os dossiês permitiu elaborar 27 relatórios de inquérito financeiro submetidos aos procuradores com vista a ações judiciais.

O Governo decidiu reativar a Célula Nacional de Tratamento de Informações Financeiras (CENTIF) criada em 2006.

A CENTIF é uma estrutura administrativa interministerial encarregue de recolher e analisar as informações financeiras no quadro da Luta contra o Branqueamento de Capitais e o Financiamento do Terrorismo (LBC/FT).

Através das suas ações de formação, informação e sensibilização, a CENTIF do Burkina Faso desempenhou um papel importante no processo de apropriação do conceito de LBC/FT, lembra o comunicado do Governo.

-0- PANA NDT/JSG/FK/TON 10março2016