Agência Panafricana de Notícias

Centro de acolhimento para Malianos do Exterior na fronteira com Côte d'Ivoire

Bamako, Mali (PANA) - Um centro de acolhimento, informação e orientação para Malianos de Exterior foi inaugurado sexta-feira em Zegoua, última localidade maliana, na fronteira com a Côte d'ivoire, soube a PANA sábado de fonte segura.

Esta antena visa facilitar a travessia da fronteira para garantir um melhor controlo dos fluxos migratórios e aumentar significativamente a fluidez das passagens e a fiabilidade dos dados estatísticos nacionais sobre movimentos transfronteiriços de populações, disse a mesma fonte.

A estrutura deve fornecer toda a assistência necessária aos Malianos que voltem à casa depois de terem vivido fora durante muito tempo na busca legítima dum bem-estar, indicou o ministro dos Malianos do Exterior e Integração Africana, Yaya Sangaré.

Acrescentou que um estudo do Banco Mundial revelou que fundos transferidos pela diáspora maliana se estimam em 538 biliões de francos CFA (932,69 milhões de dólares americanos) em 2017.

A cerimónia de inauguração ocorreu na presença de representantes da administração ivoiriense, dos vereadores locais, do Alto Conselho Malianos do Exterior e da Associação dos Malianos Expulsos dos Países Africanos e da Europa.

-0- PANA GT/DIM/DD 22dez2018