Agência Panafricana de Notícias

Centena de vítimas de massacres sepultadas em vala comum no nordeste da Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Os restos mortais das 100 pessoas mortas durante o ataque contra três aldeias no Estado de Kaduna, no norte da Nigéria, cometido por supostos criadores de gado foram inumados numa vala comum domingo, noticiou segunda-feira o diário privado Vanguard.

As vítimas foram inumadas coletivamente em Unguwant Gata, na província de Maroa, na localidade de Karua, de acordo com o jornal.

Na última eclosão de violência neste Estado abalado por confrontos, onde os criadores de gado colidem frequentemente com agricultores cristãos disputando áreas de pastagem, mais de 40 assaltantes invadiram as aldeias de Ugwar Sankwai, Ugwar Gata e Chenshyi, sexta-feira à noite, massacrando até sábado de madrugada camponeses que dormiam e destruindo casas.

Cerca de 15 mil mortos violentos foram registados na Nigéria desde 2011, segundo a Caçadores Nigerianos para a Segurança, um projeto do Conselho para Relações Exteriores, uma organização apartidária e independente americana.

A maioria destes mortos foi registada no nordeste do país, epicentro das violências maciças perpetradas pelo grupo terrorista Boko Haram, indica-se.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/DD 17março2014