Agência Panafricana de Notícias

Cazaquistão encara abrir embaixada na Etiópia e na África do Sul

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O Cazaquistão pretende abrir embaixadas na Etiópia e na África do Sul para consolidar as suas relações com África, anunciou quinta-feira o emissário especial daquele país, Barylbay Sadykov.

Sublinhando que o seu país figura entre as 50 economias mais competitivas, Sadykov declarou ao ministro etíope dos Negócios Estrangeiros, Tedros Adhanom, que o Cazaquistão está interessado pela cooperação no domínio dos investimentos com a Etiópia.

Com um rendimento por habitante de 12 mil dólares, o Cazaquistão é rico em recursos naturais, sobretudo em petróleo, urânio e outros produtos de exportação como trigo, flores e maquinaria pesada, totalizando um montante global de 88 biliões por ano.

Segundo o seu emissário, o país está a multiplicar os esforços para atingir um rendimento por habitante de 25 mil dólares americanos até 2030 e figurar entre as 30 economias mais competitivas até 2050.

Na sua resposta, Tedros afirmou que a Etiópia deseja estabelecer relações sólidas com o Cazaquistão e saúda a sua decisão de abrir uma embaixada em Addis Abeba, "a capital diplomática de África".

-0- PANA AR/SEG/ASA/TBM/SOC/MAR/IZ 13set2013