Agência Panafricana de Notícias

Caster Semenya regressa às pistas de atletismo

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA)-- A campeã do mundo dos 800 metros, a Sul- Africana Caster Semenya, cujo sexo foi objecto duma polémica internacional em 2009, vai participar no campeonato nacional este ano enquanto espera que uma decisão seja tomada sobre o seu rumo pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).
A Federação Sul-Africana de Atletismo anunciou quarta-feira que o patrocinador Yellow Pages regressou e o treinador da atleta, Michael Seme, confirmou que ela vai competir a partir do próximo mês.
Semenya deverá igualmente regressar ao circuito europeu este época depois de testes de feminidade e um inquérito da imprensa internacional a terem impedido de competir na época passada, apesar de ela ter ganho o título mundial em Berlim, na Alemanha, em Agosto passado.
O caso Semenya esteve em destaque no mundo do desporto no ano passado quando o presidente da Federação Sul-Africana de Atletismo, Leonard Cheune, reconheceu ter mentido sobre os testes de feminidade efectuados nela.
Ele demitiu-se depois.
A imprensa australiana noticiou que os resultados da IAAF mostravam que Semenya era hermafrodita, o que não foi confirmado nem desmentido pela instância dirigente do atletismo mundial.