Agência Panafricana de Notícias

Casos de desnutrição aumentam no Sudão do Sul, alerta ONU

Juba, Sudão do Sul (PANA) - Casos de desnutrição e de cólera aumentaram no Sudão do Sul, alertou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA).

Estima-se em 2,300.000 o número de crianças menores dos cinco anos que precisam de um tratamento de emergência para a desnutrição aguda, ou seja, um aumento de 10 por cento relativamente a julho de 2025, relatou quinta-feira UN News (órgão de informação das Nações Unidas).

A crise decorre num contexto da epidemia de cólera mais grave no mundo este ano de 2025, com cerca de 74.000 casos e pelo menos 1.362 falecimentos assinalados na data de 16 de junho corrente. 

O início da época das chuvas e a baixa da imunidade podem implicar um aumento significativo de infeções, avisou o OCHA.

O plano de intervenção humanitário de 2025 para o Sudão do Sul só é financiado a 20 por cento, lê-se no documento.

Apesar dos recursos limitados e de numerosos desafios, as Nações Unidas e seus parceiros intensificaram os seus esforços, fornecenso vacinas e uma ajuda vital a fim de conterem a doença e protegerem os mais vulneráveis.

“Esta situação desastrosa recorda brutalmente que precisamento de fundos com toda urgência a fim de estendermos a ajuda alimentar, a nutrição e os serviços de saúde aos que dela necessitam”, anunciou o o porta-voz da Organização das Nações Unidas, Stephane Dujarric, durante uma reunião diária de informação em Nova Iorque, nos Estados Unidos, ocorrido no mesmo dia.

-0- PANA MA/MTA/ISDD 20junho2025