Agência Panafricana de Notícias

Casos de Chikungunya e Dengue aumentam no Gabão

Libreville- Gabão (PANA) -- O director-geral da Saúde do Gabão, Emile Khouilla, anunciou sexta-feira à noite na Televisão Nacional um recrudescimento das epidemias do Chikungunya e Dengue no sudeste do país.
"Das 616 amostras analisadas pelo Centro Internacional de Pesquisa Médica de Franceville (CIRMF), 303 revelaram-se positivas ao vírus Chikungunya, 84 ao vírus Dengue e 15 de outras doenças.
No momento, nenhum falecimento foi assinalado desde a declaração destas epidemias em Abril passado", disse Khouilla.
Para enfrentar a situação, acrescentou, as autoridades sanitárias do país enviaram para o local peritos a fim de reforçar a assistência aos doentes e a formação do pessoal médico.
"Campanhas estão a ser activamente levadas a cabo junto da população a fim de as sensibilizar aos riscos de contagião destas epidemias, às medidas de prevenção e à assistência", afirmou o DG da Saúde do Gabão.
O Chikungunya manifesta-se através as febres, dores articulares agudas e irrupções cutaneas, enquanto o Dengue caracteriza-se por dores de cabeça, cansaço, astenia e vómitos.
Em 2007, uma epidemia de Chikungunya foi declarada em Libreville, a capital do Gabão, onde vive mais da metade da população do país.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 16 mil casos foram registados durante toda esta epidemia, que eclodiu pela primeira vez no país.