Agência Panafricana de Notícias

Casos da covid-19 duplicam em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A taxa de incidência acumulada da covid-19, em Cabo Verde, duplicou em apenas duas semanas, cifrando-se atualmente em 253 casos por 100 mil habitantes, apurou a PANA de fonte oficial.

De acordo com o último balanço de 14 dias, de 22 de março a 04 de abril, Cabo Verde registou 1.426 novos casos da covid-19, com uma média diária de 102 novos infetados, num total de 10.973 amostras analisadas, o que corresponde a uma taxa de positividade de 13 por cento.

No período imediatamente anterior, de 08 a 21 de março, em 9.058 amostras processadas nos laboratórios de virologia do país foram confirmados 720 novos casos, equivalentes a uma média diária de 51 infetados, com uma taxa de positividade de oito por cento.

O agravamento da situação, admitido pela Direção Nacional de Saúde reflete-se na taxa de incidência acumulada, que passou de 128 para 253 casos por cada 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias.

Face ao evoluir da situação epidemiológica, e numa altura em que Cabo Verde já está há vários dias em campanha para as eleições legislativas de 18 de abril, as autoridades cabo-verdianas começaram sexta-feira a reforçar a fiscalização ao cumprimento das medidas de prevenção à covid-19, como em aglomerações nas praias ou festas privadas.

A decisão foi tomada em 01 de abril, numa reunião do gabinete de crise criado há mais de um ano pelo Governo para lidar com a pandemia.

Ela vai no sentido do apelo do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, de reforçar a fiscalização das medidas, sendo visível um afrouxamento no cumprimento do distanciamento físico ou do uso de máscara na via pública, obrigatório por lei.

De acordo com o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, o Governo decidiu "reforçar", através das forças da Polícia Nacional e da Inspeção-Geral das Atividades Económicas (IGAE), a "fiscalização do cumprimento daquilo que está previsto" na atual situação de contingência.

Trata-se do segundo de três níveis previstos na lei que estabelece as bases da Proteção Civil em Cabo Verde e que para já não será alterada.

O arquipélago registava, até segunda-feira, 1.166 casos ativos de infeção, contra 397 em 01 de março, e somava 173 mortos por complicações associadas à doença, num total de 17.939 casos confirmados desde 19 de março de 2020, dos quais 16.587 já foram considerados recuperados.

-0- PANA CS/IZ 06abril2021