Agência Panafricana de Notícias

Caso de poliovírus selvagem baixam 81% em África, segundo OMS-África

Brazzaville, Congo (PANA) - África registou em 2012 uma baixa de 81 porcento dos casos de poliovírus selvagem notificados, segundo um relatório apresentado quarta-feira, em Brazzaville, diante da 63ª sessão do Comité Regional para África da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Os casos de poliovírus selvagem registados na região africana baixaram 81 porcento, passando de 691 em 2009 para 128 em 2012", revela o relatório, sublinhando que, em junho de 2013, a Nigéria era o único país de endemia de poliomielite na região africana.

Nenhum caso foi registado em três países da região (Angola, Tchad e República Democrática do Congo) onde a transmissão foi restabelecida durante um período de 12 a 23 meses, enquanto o Quénia foi afetado pela epidemia do poliovírus selvagem de tipo um, que, desde maio de 2013, afetou igualmente a Somália, no Corno de África.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, que participa na reunião de Brazzaville, congratulou-se com estes progressos, e encorajou os Estados africanos a "erradicar a poliomielite fora do continente", elevando a cobertura vacinal atual de 70 para 90 porcento.

Esta 63 sessão do Comité Regional da OMS-África, que termina sexta-feira, decorre sob o lema "Investir na Saúde para um Desenvolvimento Sustentável" e regista a participação dos ministros da Saúde dos 47 Estados-membros.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 5set2013