Agência Panafricana de Notícias

Caso de morte devido à febre hemorrágica de vírus Lassa confirmado no norte do Togo

Lomé, Togo (PANA) – Uma pessoa morreu terça-feira última de febre hemorrágica de vírus de Lassa, no norte do Togo, confirmou quinta-feira o ministério togolês da Saúde.

De acordo com um comunicado da referida instituição, a que a PANA teve acesso em Lomé, o portador do vírus hemorrágico Lassa foi identificado sexta-feira última na prefeitura de Doufelgou, no nordeste do Togo, e faleceu apesar duma pronta assistência médica.

O acompanhamento do caso prossegue para se evitar a propagação do vírus, garantiu o ministério, apelando às populações para serem vigilantes.

O ministério da Saúde publicou sexta-feira última a confirmação de um caso, cujo portador é um Togolês, que esteve durante um ano na Nigéria e que regressou à casa, no norte do Togo.

A febre hemorrágica do vírus de Lassa, que se manifesta no homem por sinais como febre, dores de cabeça e de garganta, tosse, náuseas, vómitos, diarreia, dores musculares e torácicas bem como hemorragias, é uma "doença aguda, viral, transmitida ao homem por ratos, cujas urinas ou excrementos contaminaram alimentos ou artigos domésticos".

-0-PANA FAA/BEH/SOC/FK/DD 10jan2019