Agência Panafricana de Notícias

Caso de febre hemorrágica de vírus Lassa detetado no Benin

Cotonou, Benin (PANA) – Um caso de doente afetado pela febre hemorrágica do vírus Lassa foi detetado no nordeste do Benin, segundo um comunicado assinado pelo ministro beninense da Saúde, Benjamin Hounkpatin.

Na quinta-feira, 6, a Direção Departamental de Saúde de Borgou notificou o Ministério da Saúde de um caso suspeito de febre hemorrágica de vírus Lassa admitido no Centro Hospitalar Universitário Departamental de Parakou (CHUDP), indica a nota transmitida à PANA terça-feira.

Segundo a nota, trata-se de uma paciente de quase 22 anos de idade, doméstica, residente em Tabérou, na vizinha Nigéria.

O início do seu mal-estar remonta a 23 de novembro de 2018, na Nigéria, por uma febre com vómito, fadiga e diarreia e, face à persistência destes sintomas, apesar dos tratamento recebidos, ela decidiu regressar ao Benin onde foi hospitalizada no CHUDP.

Seguiu-se o diagnóstico de febre hemorrágica de vírus de Lassa com a realização de amostras de sangue, segundo ainda o comunicado, que tranquiliza sobre as medidas tomadas pelos serviços competentes para evitar a propagação.

A 6 de março último, lembre-se, o Benin declarou o fim da epidemia, declarada em janeiro último, numa comuna do departamento de Donga (nordeste). Esta epidemia, a quarta do género, fez cinco mortos.

-0- PANA IT/JSG/FK/IZ 11dez2018