Agência Panafricana de Notícias

Caso Charles Blé Goudé remetido à Câmara de 1ª Instância do TPI

Abidjan, Cote d'Ivoire (PANA) – A presidência do Tribunal Penal Internacional (TPI) remeteu à Câmara de Primeira Instância o julgamento do ex-líder dos Jovens Patriotas ivoirienses, Charles Blé Goudé, processado por quatro crimes contra a humanidade cometidos entre dezembro de 2010 e abril de 2011, indica um comunicado da jurisdição penal onusina transmitido esta segunda-feira à PANA.

O documento precisa que a Câmara de Primeira Instância irá definir uma data para o começo do julgamento de Blé Goudé, cujos preparativos para a sua abertura que levarão vários meses, vão decorrer sob a sua autoridade.

A Câmara de Primeira Instância é composta dos juízes Cuno Tarfusser (Itália), Olga Herrera- Carbuccia (República Dominicana) e Geoffrey Henderson (Trinidade e Tobago).

A 11 de dezembro corrente, a Câmara preliminar 1 havia confirmado contra Blé Goudé quatro acusações de crimes contra a humanidade, e remeteu o caso a julgamento perante a Câmara da Primeira Instância.

Blé Goudé, detido a 17 janeiro de 2013, no Gana, e depois extraditado para a Côte d’Ivoire, foi entregue ao TPI pelas autoridades ivoirienses, a 22 de março último, na execução do mandado de captura emitido a 21 de dezembro de 2011.

-0- PANA BAL/TBM/DIM/IZ 22dez2014