Agência Panafricana de Notícias

Carnaval mobiliza milhares de pessoas em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Cabo Verde assinala na tarde desta terça- feira a grande festa popular do Carnaval com a realização de desfiles de grupos organizados em todas as ilhas do arquipélago, mobilizando vários milhares de foliões, apurou a PANA junto de várias fontes.
Em todas os municípios cabo-verdianos, grupos e figuras individuais garantem a animação no Carnaval, com o apoio das Câmaras municipais e de outras instituições públicas e privadas, aguardando-se afluências recordes, nomeadamente, de turistas, para os diferentes concursos.
Em São Vicente, a ilha onde se realizam os maiores desfiles carnavalescos em Cabo Verde, as ruas do centro histórico da cidade do Mindelo têm estado disponíveis, dia e noite, desde o passado domingo, para diversos desfiles de Carnaval, que se estendem por cinco dias.
Para esta manifestação, estão inscritos 42 grupos no total, entre grupos infantis, escolas de todos os níveis de ensino e grupos de animação, além dos designados oficiais.
Mas as expectativas em São Vicente concentram-se nesta terça-feira, reservada ao desfile oficial com os grupos Cruzeiros, Fonte Filipe em Acção, Monte Sossego, Flores do Mindelo e Maravilhas do Mindelo.
Os grupos oficiais concorrem aos três prémios atribuídos pela Câmara local, entre os três mil e os cinco mil euros, e ainda a diversas outras distinções, sobretudo a nível individual.
Na vila da Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, os dois únicos grupos tradicionais do Carnaval cabo-verdiano, Copacabana e Estrela Azul, fundados na década de 1950, desfilam sábado, domingo e esta terça-feira num ano em que a ilha promete ter, segundo a Câmara Municipal local, "o melhor Carnaval de sempre".
Segundo o vereador para a área da Cultura, Carlos Barbosa, este ano há mais gente a vir de fora, estando os voos para São Nicolau cheios desde a semana passada.
Na Praia, onde o Carnaval tem tido menos brilho do que em São Vicente e São Nicolau, este ano constata a existência de muito entusiasmo e emoção, estando previsto o desfile de cerca de 30 grupos, sendo que os de animação (24) desfilaram já domingo e segunda-feira.
O desfile oficial está marcado para esta terça-feira, contando com cinco grupos, designadamente, Afro Abel Djassi, Vindos de África, Estrelas de São Filipe, Grupo Sem Vergonha e Intervilas, que disputam os prémios avaliados entre mil e três mil euros.
Em vários pontos do país vai haver Carnaval, como na ilha da Boa Vista onde este ano apenas três grupos vão desfilar na vila de Sal Rei, mas estão previstos desfiles em todos os povoados.
Em São Filipe, na ilha do Fogo, o desfile oficial conta com a presença de quatro grupos oficiais, designadamente, o estreante “Mar Azul”, do Bairro de Beltchés; o “Fogo em Chama”, vencedor da edição de 2008; o “Faixa da Terra” e o “Desafio” que fecha a festa do rei Momo.