Agência Panafricana de Notícias

Caritas de Cabo Verde adere à campanha mundial contra fome no mundo

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cáritas de Cabo Verde aderiu à campanha mundial contra a pobreza e em prol da erradicação da fome a ser lançada esta terça-feira, 10, pela confederação desta organização humanitária da Igreja Católica (Caritas Internationalis), apurou a PANA, na cidade da Praia de fonte da instituição.

O lançamento da campanha, a decorrer sob o lema “Uma família humana, alimentação para todos”, foi programado para coincidir com o Dia Mundial dos Direitos Humanos, com vista a colocar em evidência que alimentação é um direito fundamental de todo o ser humano, de acordo com Cáritas Internacionalis, que atua em mais de duzentos países do mundo,

Uma fonte próxima da Caritas cabo-verdiana revelou que a instituição religiosa vai associar-se a esta iniciativa, que tem 18 meses de duração, com uma “grande” concorrência de oração, prevista para terça-feira no Salão Paroquial da cidade da Praia.

O arranque da operação acontecerá simultaneamente em todos os países e no mesmo horário “simbolizando a chave espiritual” da iniciativa.

A nível do continente africano, esta iniciativa da Caritas Internationalis coincide com a declaração adotada por unanimidade pelos chefes de Estado e de Governo, membros da União Africana, para erradicar a fome em África até 2025.

Na mesma ocasião, eles designaram também 2014 como o ano da segurança agrícola e alimentar.

“Esta é uma oportunidade para todos unirem esforços para o desenvolvimento de programas e projetos, visando apoiar as comunidades mais vulneráveis a tingirem níveis de segurança alimentar aceitáveis”, indica uma fonte da Cáritas cabo-verdiana, asseverando o empenho da organização na promoção da campanha a nível nacional, diocesano e paroquial.

Ao lançar esta primeira campanha global, a que aderem 164 organizações nacionais que compõem a confederação, Caritas Internationalis pretende contribuir para minimizar aquilo que considera um “escândalo” ou seja “o fato de quase mil milhões de pessoas no mundo ainda hoje terem fome, quando existem recursos para alimentar a todos.

-0- PANA CS/DD 10dez2013