Agência Panafricana de Notícias

Cargueiro da Ethiopian Airlines forçado a aterrar na Indonésia

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A transportadora aérea etíope Ethiopian Airlines (ET) anunciou que a tripulação do seu voo de carga ET3728, que tentava ligar Addis Abeba, a capital etíope, a Hong Kong, foi forçado a aterrar segunda-feira, na Indonésia.

O pessoal da Força Aérea indonésia requisitou o voo cargueiro etíope ET 3728, quando este sobrevoava o espaço aéreo indonésio para entregar um motor de avião à Singapura.

O avião cargueiro em questão voava para depositar um motor de avião de emergência na Singapura, para fins de manutenção, e atravessava o espaço indonésio em conformidade com o artigo 5º da Convenção de Chicago da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), segundo o qual um voo não regular "pode sobrevoar o espaço aéreo de um país amigo sem autorização prévia", declarou a Ethiopian Airlines num comunicado.

A Força Aérea indonésia desdobrou os seus aviões caças F-16 para forçar o avião de carga a aterrar no aeroporto de Batam. A companhia aérea declarou que explicou às autoridades indonésias os pormenores do voo e que a tripulação foi autorizada a descansar num hotel antes de retomar o seu voo.

-0- PANA AO/AR/MTA/TBM/SOC/FK/IZ 15jan2019