Agência Panafricana de Notícias

Caráter histórico da Comissão Verdade e Reconciliação saudado na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Um jantar especial terá lugar domingo próximo, na cidade sul-africana do Cabo para celebrar o 20º aniversário da criação da Comissão Verdade e Reconciliação (CVR) na África do Sul e em homenagem ao seu ex-presidente, o arcebispo Desmond Tutu.

O Laureado do Prémio Nobel e outros membros da CVR são esperados no evento agendado em Stellenbosch, num grande bairro suburbano da Cidade do Cabo.

Este jantar será o último destaque de uma conferência internacional intitulada "Reconhecimento, Reparação, Reconciliação - Sombras e Luzes de um Trauma histórico", organizada pela Universidade de Stellenbosch.

De acordo com o porta-voz de Desmond Tutu, Roger Friedman, a conferência examinará os impactos transgeracionais de traumas passados (escravidão, colonialismo, apartheid, genocídio) nas vidas de descendentes, tanto vítimas quanto carrascos.

Conforme relatado anteriormente pela PANA, o ex-vice-presidente da CVR, Alex Boraine, morreu na semana passada na Cidade do Cabo, aos 87 anos de idade.

Ele é creditado com a proposta da comissão de abordar as atrocidades cometidas durante o apartheid e o seu projeto foi usado por outras nações para lidar com os traumas infligidos.

-0- PANA CU/MA/NFB/IS/DIM/IZ 10dez2018