Agência Panafricana de Notícias

Capital mauritana privada de eletricidade durante cinco horas esta segunda-feira

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A capital mauritana, Nouakchott, esteve privada de eletricidade desde cinco horas de manhã locais nesta segunda-feira até às 10 horas locais, por causa de obras de rehabilitação da rede elétrica, segundo um comunicado da Empresa Mauritana de Eletricidade (SOMELEC).

As populações de Nouakchott estão confrontadas, há algumas semanas, com cortes de eletricidade recorrentes que causam um enorme prejuízo à atividade económica e social, notam observadores.

Esta situação estaria ligada a uma avaria a nível da barragem hidroelétrica de Manantali, uma obra da Organização para a Valorização do Rio Senegal (OMVS), no sul do país, construída na província de Kayes, no oeste do Mali, indica a nota.

A avaria, disse a fonte, terá ocorrido em finais de agosto último e tido os mesmos efeitos que no Mali e no Senegal.

Assinala-se igualmente « um erro de manipulação » a nível da central térmica de Arafat, no próximo-subúrbio, que abastece uma maior parte da capital mauritana.

Além destas explicações ligadas a factos pontuais, as interrupções elétricas continuaram com um prolongamento da duração durante dias, pois o tempo acumulado dos cortes elétricos ultrapassa as oito horas no período de 24 horas, lê-se no comunicado.

-0- PANA SAS/JSG/FK/DD 29set2014