Capital humano é o alicerce para progresso das nações, diz João Lourenço
Luanda, Angola (PANA) - O capital humano é o alicerce para o progresso das nações e das transformações sociais, enquanto conjunto de competências, conhecimento e valores de cada cidadão, defendeu o Presidente angolano, João Lourenço.
O chefe do Estado defendeu está tese no seu discurso, esta sexta-feira de manhã, na tenda da Baía de Luanda, na abertura da Conferência Nacional sobre o Capital Humano, que decorre sob o lema “Angola, 50 anos: Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor.”
O evento celebra o cinquentenário da Independência de Angola.
João Lourenço disse que a conferência “convoca-nos à reflexão e à acção para o fortalecimento do nosso capital humano que tem de estar pronto para um novo tipo de soberania, a soberania do conhecimento, da competência e da inovação."
Segundo o Presidente da República, o verdadeiro poder de uma nação reside na capacidade dos seus cidadãos de transformarem ideias em soluções, face aos principais problemas da sociedade; encararem os desafios como oportunidades e tornarem os sonhos realidades do progresso social e da prosperidade nacional.
Destacou, também, que o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), de 2023 a 2027, consagra o compromisso de promover o desenvolvimento do capital humano.
A Conferência Nacional sobre o Capital Humano, que encerra amanhã (sábado), reúne mais de dois mil participantes provenientes de todos os pontos do país e do exterior.
Nela participam também convidados de Cabo Verde, do Gana, da África do Sul e de Portugal, entre outros países, que vão partilhar a experiência das suas sociedades sobre o modo como potenciam o capital humano.
-0- PANA JA/DD 29agosto2025