Agência Panafricana de Notícias

Capital centro-africana nas mãos de rebeldes Seleka

Dakar, Senegal (PANA) – Informações não confirmadas chegadas à PANA este domingo dão conta da tomada da capital centro-africana, Bangui, pelos rebeldes Seleka, que teriam o Palácio Presidencial igualmente sob seu controlo.

Nada transpirou sobre a sorte do Presidente centro-africano, François Bozizé, dado por muitos como estando em fuga, porquanto informações sobre os confrontos na cidade eram escassas, de acordo com as mesmas fontes.

França terá enviado este domingo tropas a Bangui para garantir a segurança do aeroporto internacional da cidade, de acordo com as mesmas informações.

Um acordo de paz precário, concluído em janeiro último em Libreville (Gabão) sob a supervisão da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) na sequência de uma ofensiva lançada pelos rebeldes em dezembro de 2012, fracassou numa ruptura que os rebeldes imputam ao Presidente Bozizé.

François Bozizé chegou ao poder em 2003, na sequência de um golpe de Estado militar e venceu desde então eleições cujas credibilidade e transparência foram postas em causa pela opinião pública.

A República Centro-Africana, uma antiga colónia francesa com uma população total de cinco milhões de habitantes, nunca saiu das crises políticas repetitivas desde a sua acessão à independência em 1960.

-0- PANA SEG/ASA/SSB/FK/DD 24março2013