Agência Panafricana de Notícias

Capital cabo-verdiana regista mais cinco casos positivos de Covid-19

Praia, Cabo Verde *PANA) – As autoridades de saúde cabo-verdianas anunciaram, quarta-feira, o registo de mais cinco casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) na cidade da Praia, elevando a 73 o total destes doentes no país, apurou a PANA de fonte noficial no local.

Num comunicado oficial, o ministério da Saúde alerta que, com mais estes casos, que elevam a 19 o número de pacientes no concelho da Praia, está confirmada a transmissão comunitária no mais populoso centro urbano do arquipélago.

A fonte esclarece ainda que a investigação epidemiológica dos casos confirmados da Covid-19 no concelho da Praia continua a ser realizada e que, neste processo, foram identificados mais 14 contactos, alvos de análises laboratoriais.

Já na habitual conferencia de imprensa para o balanco diário da evolução da epidemia no país, o diretor nacional da Saúde, Artur Correia, anunciou que o sistema de vigilância sanitária detetou mais nove casos suspeitos de infeção pelo novo coranavírus em Cabo Verde, nas últimas 24 horas,

Artur Correia especificou que, dos nove casos suspeitos, três são da cidade da Praia, dois de Santa Catarina de Santiago, um do Tarrafal de Santiago, um da ilha do Sal e dois da Boa Vista.

“Também quero dizer que temos 116 amostras pendentes, 23 na Praia, uma em Santa Catarina de Santiago, uma outra no Tarrafal de Santiago, 11 na ilha do Sal e 80 na Boa Vista”, prosseguiu.

O responsável revelou ainda que, dos 73 doentes internados, 19 estão na Praia, um no Tarrafal de Santiago, um também em São Vicente e 52 na Boa Vista.

Artur Correia revelou ainda que 300 pessoas estão em quarentena domiciliar, a nível nacional.

Acrescentou igualmente que 80 por cento dos casos positivos e identificados de Covid-19  em Cabo Verde têm sido casos com ligeiros sintomas ou então assintomáticos, facto que, a seu ver, é “muito positivo, o que tem acontecido a nível mundial.”

-0- PANA CS/DD 22abril2020