Agência Panafricana de Notícias

Capacetes azuis desdobrados para proteger civis em Uvira na RD Congo

inshasa, RD Congo (PANA) - Face a confrontos entre supostos grupos armados e as Forças Armadas Congolesas (FARDC) na região de Uvira, na província de Kivu-Sul (leste), a Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) desdobrou quarta-feira, tropas para dissuadir qualquer ataque contra a cidade e evitar a escalada do conflito.

O comandante adjunto da Força da MONUSCO está no local para controlar a situação, declarou ele próprio num comunicado.

"Esta resposta forte é guiada pelo nosso mandato. A MONUSCO está firmemente engajada na proteção dos civis, incluindo de grupos vulneráveis como refugiados e pessoas deslocadas", declarou o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na República Democrática do Congo, Maman Sidikou.

"Exorta instantemente os grupos a deixar imediatamente esta hostilidade, incluindo todas as formas de violência contra as autoridades constituídas e os civis inocentes. Todos os autores, em particular, os que patrocinam grupos armados bem como os que têm a responsabilidade do comando, serão mantidos responsáveis por atentados aos direitos humanos" acrescentou o chefe da MONUSCO.

Uvira é a segunda maior cidade da província de Kivu-Sul, no leste da República Democrática do Congo.

-0- PANA MA/MTA/BEH/MAR/DD 29set2017