Agência Panafricana de Notícias

Capacetes azuís da MINUAD raptados estão em liberdade

Dar es-Salaam- Tanzânia (PANA) -- Quatro capacetes azuis da Missão Conjunta da ONU e da União Africana em Darfur (MINUAD) foram libertos sãos e salvos após um período de captividade de 16 dias, anunciou a missão onusina.
"Estamos contentes com o regresso dos nossos colegas.
Esta libertação não seria possível sem a boa cooperação do Governo do Sudão e das autoridades locais do Sul Darfur (leste sudanês)", disse Ibrahim Gambari, o representante especial conjunto da MINUAD, que estava em Nyala para saudar os reféns libertos.
"Orgulho-me da coragem e da determinação demostrados pelos nossos colegas durante esta provação.
Espero mesmo que seja a última vez que capacetes azuís, militares, polícias e civis, que querem contribuir para a paix e a estabilidade do povo de Darfur, estão submetidos a uma situação tão inaceitável", acrescentou.
O anúncio da libertação dos soldados da MINUAD foi feita no final duma reunião à porta fechada, segunda-feira, entre o Presidente sudanês, Omar el-Bashir e Gambari, durante a qual o primeiro prometeu fazer o possível para ajudar no regresso sem obstáculos do pessoal da MINUAD.
Estes capacetes azuís, dois homens e duas mulheres, foram raptados a 11 de Abril em Nyala, a capital do Sul Darfur e, após um controlo médico, foram repatriados.