Agência Panafricana de Notícias

Capacete azul morre em explosão no centro do Mali

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA)  - Um capacete azul morreu e quatro outros ficaram feridos sábado último na explosão dum engenho no eixo Douentza-Boni, no centro do Mali, indica um comunicado da  Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (Minusma) publicado no fim de semana.

Segundo o comunicado, a que a PANA teve acesso, "uma força de reação rápida foi imediatamente desdobrada” no local.

"Este ataque demonstra de novo que a ação da Minusma põe em debandada  terroristas que, a todo custo, querem estorvar o processo de paz no Mali”, sublinhou o representante especial e chefe da Minusma, Mahamat Saleh Annadif. citado na nota.

Ele lembrou que a Minusma continua, mais do que nunca, determinada, do lado dos seus parceiros nacionais, regionais e internacionais, a acompanhar o povo maliano na sua via conducente à paz.

Acrescentou que a força reforçou consideravelmente as suas operações na província do Centro do Mali para apoiar  as forças de defesa e segurança maliana.

"Os capacetes azuis reagiram de forma proativa e robusta, o que permitiu neutralizar e deter vários assaltantes”, regozijou-se o comandante da Minusma, Dennis Gylensporre.

A missão onusina prestou homenagem ao soldado morto ao serviço da paz no Mali,  apresenta as suas condolências à sua família enlutada, desejando igualmente rápidas melhoras aos feridos.

Annadif lembrou que os ataques dirigidos contra os capacetes azuis podem constituir crimes de guerra, segundo o direito internacional.

“Estes criminosos, que se escondem na escuridão para perpetrar seus crimes, deverão responder pelos seus atos”, indignou-se.

Apresentou as suas condolências ao Governo do Mali, cujas Forças Armadas (FAMAS) foram recentemente vítimas de agressões similares.

Desde o desdobramento da Minusma em 2013, quase 200 capacetes azuis foram mortos, dos quais 16 desde o início deste ano de 2019, o que faz desta missão de manutenção da paz das Nações Unidas a mais perigosa no mundo.

-0-  PANA TNDD/TBM/FK/DD 21abril2019