Agência Panafricana de Notícias

Candidatos assinam acordo sobre contagem de votos antes de anúncio oficial na Serra Leoa

Freetown, Serra Leoa (PANA) - Os candidatos à segunda volta do escrutínio presidencial serraleonês, previsto para domingo próximo, assinaram segunda-feira, em Freetown, um acordo que autoriza a contagem dos votos antes do anúncio oficial dos resultados.

Maada Bio, general de brigada reformado, assinou o documento em nome da sua formação política, o Partido Popular Serraleonês (SLPP), enquanto Samura Kamara representou o partido no poder, o Congresso de Todo o Povo (APC).

A cerimónia de assinatura foi organizada sob a égide da Comissão Nacional Eleitoral Serraleonesa (NEC) com a presença de três chefes de missões de observadores internacionais, dos quais os da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da União Africana (UA) e da Commonwealth, além das Nações Unidas que assinaram todos a título de tesmunhas.

O professor Amos Sawyer da CEDEAO, Kgalema Motlahthe da União Africana, John Mahama da Commonwealth e Mohamed Ibn Chambas (do gabinete das Nações Unidas para a África Ocidental) que facilitou a reunião que conduziu à assinatura do acordo e assistiram igualmente a título de tesmunhas à troca de cartas assinadas pelos dois candidatos.

Este protocolo de acordo vai estabelecer o caminho para o anúncio oficial dos resultados para a Comissão Eleitoral Nacional serraleonesa desta segunda volta do escrutínio presidencial serraleonês asperamente disputado.

-0- PANA PR/MA/BAD/IS/MAR/IZ 03abril2018