Agência Panafricana de Notícias

Candidato derrotado contesta em Justiça resultado de presidenciais na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Muhammadu Buhari, candidato derrotado às eleições presidenciais de sábado passado na Nigéria, decidiu depositar um recurso diante dos tribunais, traindo assim a sua promessa de não contestar os resultados do escrutínio.

O seu porta-voz, Yinka Odumakin, indicou num comunicado que a equipa jurídica do partido de Buhari, o Congresso para a Mudança Progressita (CPC), já trabalha na questão.

"Iniciámos as consultas ao mais alto nível para recuperar o mandato que nos foi roubado », precisa o comunicado.

Buhari exortou igualmente aos seus apoiantes a não queimar os seus cartões de eleitores por frustração, mas utilizá-los para votar contra os que « roubam os vossos votos » nas eleições dos governadores de 26 de abril corrente.

Atos espontâneos de violência eclodiram em vários Estados do norte muçulmano, bastião do CPC de Buhuri, após a proclamação dos resultados a favor do Presidente cessante, Goodluck Jonathan.

Jovens furiosos, armados de facas, bastões e gasolina, mataram e mutilaram centenas de pessoas, mas igualmente incendiaram casas de apoiantes de Jonathan no norte.

O Presidente Jonathan, julgando que isto já era de mais, ordenou às forças de segurança a utilização da « força legítima » para parar os confrontos.

O CPC já depositou uma petição junto da Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC), alegando que os resultados de algumas regiões do sul cristão foram falsificados para dar a vitória ao Partido Democrática dos Povos (PDP) de Jonathan.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 21abril2011