Agência Panafricana de Notícias

Candidato derrotado à presidência do BAD diz-se decepcionado com Argélia e Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) - O candidato tunisino derrotado à presidência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) declarou-se esta sexta-feira surpreso pela posição dos "irmãos líbios e argelinos" que o apoiaram e suportaram a sua candidatura durante a campanha mas não votaram nele durante as eleições.

Reagindo sexta-feira à sua derrota face ao Nigeriano Akinwumi Adesina, eleito novo presidente do BAD, Ayed, ex-ministro tunisino das Finanças,

"Participei nestas eleições com grandes oportunidades, sobretudo enquanto único candidato do Magrebe árabe mas, infelizmente, obtive apenas dois votos, designadamente a de Marrocos e a do Egito, enquanto a Argélia e a Líbia preferiram votar para outros candidatos", deplorou Ayed numa declaração feita à imprensa.

Considerou que a mudança, na escolha líbia, deve-se a diretivas vindas, no último minuto, da Líbia devido nomeadamente à deterioração pequena ocorrida, nas últimas semanas, nas relações com a Tunísia.

Sublinhou que a diplomacia tunisina deu prova de pouca seriedade relativamente à sua candidatura, nomeadamente na sua abordagem com a Líbia e a Argélia.

-0- PANA AD/IN/IS/IBA/MAR/DD 29maio2015