Agência Panafricana de Notícias

Campo da Missão das Nações Unidas em Kidal visado por ataques no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O campo da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) em Kidal, no extremo-norte do país, foi visado quinta-feira por um ataque que fez um ferido entre os capacetes azuis, anunciou um comunicado da referida instituição transmitido este fim de semana à PANA em Bamako.

Inquéritos preliminares revelam três ataques à foguetes, acrescentou o comunicado que não menciona os autores destes ataques.

De acordo com o mesmo documento, graças ao dispositivo de defesa instalado em redor da cidade, dois ataques simultâneos levados a cabo contra postos avançados foram repelidos pelos capacetes azuis da MINUSMA que desdobrou igualmente com sucesso a sua força de reação rápida, para reforçar este dispositivo e perseguir terroristas em fuga.

A MINUSMA condenou, nos "termos mais vigorosos, estes ataques cobardes e abjetos" lembrando que os mesmos visam soldados da paz suscetíveis de constituir crimes de guerra tendo em conta o direito internacional.

"Estes ataques não vão manchar de maneira alguma a determinação da Missão a continuar o seu mandato com todos os que se envolveram na instauração integral do Acordo de Paz e de Reconciliação no Mali", declarou o representante especial adjunto do Secretário-Geral da MINUSMA, Koen Davidse.

-0- PANA GT/JSG/IBA/MAR/DD 23set2017