Agência Panafricana de Notícias

Campanha eleitoral para presidenciais em outubro de 2020

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 31 de outubro na Côte d'Ivoire iniciar-se-á a 15 de outubro até 29 do mesmo mês, anunciou quinta-feira à noite a Comissão Eleitoral Independente (CEI).

Enquanto se aguarda por esta data, é estritamente proibido colocar cartazes, assinar, enviar ou distribuir boletins de voto, circulares ou profissões de fé no interesse de um candidato, fora do período regulamentar da campanha eleitoral, advertiu formalmente a CEI  num comunicado assinado pelo seu presidente, Kuibiert Ibrahime Coulibaly.

Também, é proibida qualquer  propaganda eleitoral, por qualquer meio que seja, fora do período regulamentar da campanha eleitoral.

Dos 44 processos de candidatura, apenas quatro foram admitidos pelo Conselho Constitucional da Côte d'Ivoire.

Trata-se dos processos dos candidatos Alassane Ouattara (chefe do Estado cessante), que concorre para um terceiro mandato, o ex-Presidente ivoirinese Henri Konan Bedié (de 1994 a 1999), Kouadio Konan Bertin e Affi Nguessan, presidente de uma ala da Frente Popular Ivoiriense (ex-partido no poder)

Ntre os candidatos rejeitados figuram ex-Presidente ivoirinese, Laurent Gbagbo, Guillaume Kigbafori Soro (ex-presidente da Assemleia Nacional) e Mamadou Koulibaly (também ex-presidente da Assembleia Nacional).

Nas últimas semanas, foram registadas manifestações contra a candidatura de Ouattara em vários locais da Côte d'Ivoire.

Guillaume Soro, por sua vez, anunciou de França, onde se encontra presentemente, que lutará contra a rejeição da sua candidatura.

-0- PANA TNDD/BEH/DIM/DD 18setembro2020