Agência Panafricana de Notícias

Camionistas congoleses retidos na fronteira com a Zâmbia devido a eleições na RDC

Lusaka, Zâmbia (PANA) – Várias centenas de camionistas que entram e saem diariamente da RD Congo passando pela Zâmbia, estão retidos na fronteira devido ao encerramento desta pelas autoridades congolesas devido a eleições realizadas a 30 de dezemro último, soue a PANA de fonte segura no local.

No posto fronteiriço de Kasumbalesa, no norte da Zâmbia, mesmo se todos os gabinetes e serviços funcionavam normalmente do lado zambiano, nenhum carro muito menos o tráfego humano foram autorizados além da fronteira com a RD Congo, segundo o diário governamental zambiano, Times.

Esta situação provocou uma enorme fila de espera de camionistas provenientes da África Austral e Oriental que esperavam ociosamente nos seus carros.

« Nós estamos habituados a longas bichas a nível das fronteiras, mas a situação desta vez é diferente. Ninguém está em condições de nos dizer se isso vai demorar ainda mais ou não, no termo das eleições”, desabafava Ahmed Hussein, camionista oriundo de Dar-es-Salaam, na Tanzânia.

Entre as outras pessoas vítimas do encerramento da fronteira, figuram cidadãos congoleses da RD Congo residentes na Tanzânia, no Zimbabwe e na África do Sul, que queriam cumprir os seus direitos cívicos no seu país, e que infelizmente estiveram bloqueados na fronteira.

Os Congoleses foram domingo último às assembleias de voto para designarem um sucessor ao Presidente cessante, Joseph Kabila, no poder desde 26 de janeiro de 2001.

-0- PANA MM/MA/BAD/IS/SOC/FK/DD 2jan2019