Agência Panafricana de Notícias

Camaroneses raptados na fronteira com República Centroafricana

Yaoundé, Camarões (PANA) – Cerca de 20 pessoas foram raptadas quinta-feira última a cerca de 11 quilómetros de Garoua Boulai, cidade fronteiriça da República Centroafricana (RCA), soube a PANA de fonte oficial.

Segundo o presidente da Confederação Geral dos Sindicatos do Transporte dos Camarões (CGSTC), Pierre Nyemeck, os raptores mandaram sair motoristas dos seus veículos sem desligarem os motores e levaram-nos a um destino desconhecido.

Informou que os meliantes não tomaram dinheiro nem telemóveis aos seus reféns mas pedem um resgate ainda não definido e a libertação de Abdoulaye Miskine, chefe rebelde centroafricano da Frente Democrática do Povo Centroafricana (FDPC), detido segunda-feira última nos Camarões.

"O nosso representante regional informou-nos que dois pastores que conseguiram escapar estão sob a custódia de gendarmes em Bertoua. Estes raptores pediram às famílias dos reféns um resgate para a sua libertação", disse Nyemeck.

"Já não temos confiança no nosso Exército. É estranho que estes raptos só aconteçam aos Camaroneses. Há pelo menos 20 camionistas estrangeiros, nomeadamente Sudaneses, Tchadianos e Centroafricanos, que viajam tranquilamente entre Douala (capital económica dos Camarões) e diferentes fronteiras. Disto concluímos que estes corrompem as forças de segurança com dinheiro para passarem", indignou-se o sindicalista.

-0- PANA ENG/TBM/MAR/DD 05maio2014