Agência Panafricana de Notícias

Camarões oferecem instalações para Fundo Monetário Africano

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- A Comissão da União Africana (UA) recebeu em Yaoundé instalações equipados pelo Governo camaronês para o Fundo Monetário Africano (FMA), refere um comunicado oficial distribuído segunda-feira em Addis Abeba, na Etiópia.
As chaves do edifício foram entregues pelo ministro camaronês dos Negócios Estrangeiros, Eyebe Ayissi, ao comissário da UA para os Assuntos Económicos, Maxwell Mkwezalamba, na presneça de várias personalidades.
Falando durante a cerimónia, Mkwezalamba saudou os esforços e a determinação do Governo camaronês, sublinhando que a criação do Fundo Monetário Africano ajudará a integração económica do continente e vai permitir fazer face aos novos desafios da globalização e desenvolver a cultura de poupança.
Ele indicou que o Fundo tem por papel facilitar o comércio intrafricano, saneando o ambiente comercial e fornecendo informações macroeconómicas no seio do continente.
O protocolo de acordo, que fez de Yaoundé a sede do Fundo Monetário Africano, foi assinado entre a UA e o Governo dos Camarões a 30 de Junho de 2008 em Charm El Cheikh, no Egipto.
Com o Banco Central Africano e o Banco Africano de Investimento, o Fundo Monetário faz parte das três instituições financeiras previstas pelo Acto Constitutivo da UA.