Agência Panafricana de Notícias

Camarões enviam reforço de 2 mil tropas para combater Boko Haram

Yaoundé, Camarões (PANA) - O Governo camaronês pretende enviar à região do Extremo-Norte dois mil elementos das forças de defesa para reforçar o dispositivo existente no local para lutar mais eficazmente contra o grupo terrorista Boko Haram, soube a PANA de fontes oficiais.

Além dum contingente de dois mil elementos de segurança, que é esperado em Maroua para reforçar o dispositivo de segurança, o governador da região do Extremo-norte, Midjiyawa Bakari, tomou algumas medidas para conter o fenómeno Boko Haram.

Trata-se do encerramento a partir das 18 horas dos cabarés e bares, bem como dos locais de venda da bebida local tradicional fabricada a partir de milho denominada "bili-bili".

As medidas abrangem igualmente a venda ambulante que está doravante suspensa na região e qualquer atividade económica deve estar localizada num local fixo e o promotor deve obter todos os documentos que justificam a abertura da sua atividade.

As autoridades lançaram desde domingo uma operação de recolha sistemática dos mendigos e das crianças de rua que são conduzidas às Brigadas de Gendarmaria, bem como a busca de todos os estrangeiros residentes ou de passagem na região.

Os proprietários ou condutores de motos-táxis devem ter igualmente os documentos exigidos para exercer esta atividade, suspender o seu trabalho por volta das 18 horas locais e é doravante proibido fazer sobrecarga.

Uma cartografia dos locais de culto cristãos e muçulmanos será elaborada e as Polícias municipais e urbanas deverão supervisionar os mercados e os locais públicos.

Todas as casas e as populações da região serão recenseadas e efetuadas patrulhas e buscas regulares, bem como controlo de todos os que entram ou saem na regiaõ do Extremo-Norte.

-0- PANA EB/BEH/IBA/MAR/TON 28julho2015