Agência Panafricana de Notícias

Camarões encerram estradas para Nigéria devido a Ébola

Douala, Camarões (PANA) - Os Camarões, devido à propagação da febre de Ébola, decidiram encerrar todas as vias terrestres nas regiões do noroeste e do sudoeste que dão acesso à vizinha Nigéria, soube a PANA terça-feira junto das autoridades administrativas locais.

"Devemos ficar muito prudentes e atentos ao que ocorre na vizinha Nigéria onde o número de casos de Ébola detetados aumenta dia após dia, causando assim um número impressionante de mortes", afirmou Okalia Bilai, governador da região do sudoeste, a cerca de 60 quilómetros de Doualá, a metrópole económica do país.

Para o governador, "a hospitalidade dos Camarões não deve expor as suas populações a uma tão virulenta doença que é Ébola. É preciso tomar as precauções de emergência".

A mesma prudência é observada do lado noroeste onde os Camarões partilham mais de 300 quilómetros com a Nigéria.

"O plano de prevenção instaurado pelos Camarões manda-nos tomar estas medidas restritivas. É neste sentido que é preciso compreender o encerramento de todas as estradas entre os Camarões e a Nigéria do lado noroeste", precisou Adolphe Lele Lafrique, governador da região noroeste.

O encerramento das vias terrestres entre os Camarões e a Nigéria nas regiões do noroeste e do sudoeste surge algumas horas depois do fecho das vias aéreas entre os Camarões e os países afetados pela febre de Ébola.

Economistas e operadores económicos receiam contudo que estas medidas venham a ter consequências muito desagradáveis na balança comercial dos Camarões e em toda a sua economia.

-0- PANA NNM/BEH/SOC/MAR/IZ 20ago2014