Agência Panafricana de Notícias

Camarões e Nigéria discutem estratégias de combate à seita Boko Haram

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari,deslocar-se-á aos Camarões a convite do seu homólogo camaronês, Paul Biya, no âmbito do combate a seita islamita e terrorista Boko Haram, soube-se de fonte oficial em Abuja.

A visita de Buhari inscreve no quadro de reuniões sobre a intensificação da cooperação com a Nigéria e os países vizinhos na luta contra Boko Haram e o terrorismo, de acordo com a fonte.

Ao aceitar o convite das mãos de Sadi René Emmanuel, ministro camaronês da Administração Territorial e Decentralização, o Presidente nigeriano declarou que se vai deslocar aos Camarões para negociações de alto nivel justamente depois do fim do jejum do Ramadão.

Indicou colocar a sua experiência de antigo soldado em jogo na guerra contra Boko Haram, sublinhou a necessidade de uma grande cooperação regional e internacional para se pôr termo às atrocidades deste grupo terrorista.

O estadista nigeriano saudou os esforços de todos os Governos regionais, incluindo os dos Camarões, para apoiar a Nigéria na guerra contra Boko Haram, defendo no entanto uma maior colaboração nesta empreitada.

"Estou contente que o Presidente /Biya) o tenha enviado. Como deve ter notado, fui ao Níger e ao Tchad por esta questão. Previa estar nos Camarões depois, mas recebi um convite para assistir a uma reunião do Grupo dos Sete (G7) na Alemanha. Devia assistir a esta reunião, porque Boko Haram se internacionalizou e fazia, por isso, parte da agenda das discussões ai", declarou ao portador da mensagem de Paul Biya.

Por sua vez, este último garantiu ao Presidente Buhari a "fraternidade, a simpatia e o compromisso fraterno" do Presidente Biya de trabalhar com a Nigéria para se pôr termo à insurreição de Boko Haram.

A Nigéria, os Camarões, o Tchad e o Níger formaram um grupo de trabalho misto multinacional (MNJTF) que envida esforços para realizar uma frente regional contra Boko Haram que propagou a sua campanha de terror da Nigéria para os países vizinhos.

A força mista multinacional terá como sede N´Djamena, a capital do Tchad devendo ser desdobrada em finais de julho próximo, indicou a fonte.

-0- PANA SEG/MTA/BEH/SOC/MAR/DD 24junho2015